Renata Duca

View Original

O Mundo antes e depois do novo Coronavírus

"This storm will pass. But the choices we make now could change our lives for years to come".

A Tempestade vai passar. Mas as escolhas que fizermos AGORA podem mudar nossas vidas pelos próximos anos. Disse Yuval Noah Harari é um professor israelense de História e autor do best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade e também de Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã.

 Ou seja, está cada vez mais claro, com o passar dos dias, que a pandemia veio para MUDAR.

 A humanidade hoje, enfrenta em conjunto uma crise global. Possivelmente, a maior crise que nossa geração verá.

 Qualquer que seja a origem deste vírus, o problema é real, passa longe de uma gripezinha, e, as decisões dos governos e das pessoas irão moldar o nosso futuro pelos próximos anos.

 Hoje, mais do que nunca, o conceito de REDE é sentido na pele. A decisão que VOCÊ tomar vai afetar outra pessoa. A decisão que um governo tomar o afeta e afeta os demais países e estados.

 Não há mais COMO agir ISOLADAMENTE.

Uma pandemia como essas mostra que sozinhos, não chegaremos a lugar algum. E se chegarmos, chegaremos possivelmente sozinhos.

As decisões vão moldar a ESTRUTURA SOCIAL em que vivemos. Vai moldar nosso sistema de saúde, mas também a nossa economia, a nossa política, a nossa cultura.

 A pandemia tem um efeito ESPALHADO: ele é GLOBAL, ele é COLETIVO, e ele afeta toda uma ESTRUTURA social.

Sabendo que tudo isso vai moldar as nossas vidas, nós todos devemos pegar esta crise/oportunidade para pensar, trocar, agir precisamente pensando que nossas ações terão efeitos de LONGO prazo.

Nossas escolhas devem considerar não somente o que fazemos para sobreviver a pandemia, mas que tipo de mundo imaginamos ou queremos viver quando ela passar.

Quero acreditar que a pandemia vai ajudar a humanidade a perceber o perigo que é optar pela desunião global e tomar medidas para vencer não apenas o novo coronavírus, mas todas as crises que a humanidade ainda vai enfrentar se estiver em união e cooperação.

E não falo isso para ser boazinha e nem bonito, mas porquê tive a oportunidade de fazer um bacharelado em relações internacionais e algo que estudei foi cooperação internacional. A outra opção é caótica, prolongará a crise e pode nos levar para catástrofes que nem estamos vendo agora, ainda.

Renata Duca