Como iniciar um processo de Mediação De Conflitos?

@podcastmaternizando me marcou algumas vezes no instagram essa semana com dúvidas sobre como iniciar um processo de mediação de conflitos. Uma das pessoas, perguntou se é possível iniciar um processo de mediação entre mãe e madrasta.

📩 O convite da mediação surge de uma das partes, algumas vezes até de um terceiro externo e imparcial ao conflito.
Ou seja, se o pai ou alguém próximo à família, como um professor, vê que há um conflito, esse terceiro pode sugerir um processo de mediação.
🏳️A Mediação de Conflitos é um meio extrajudicial de resolução de conflitos e ainda é muito pouco conhecido e falado.
Uma das partes entra em contato com uma Mediadora de Conflitos, é feito uma reunião inicial com essa parte, podendo inclusive ter a presença do advogado dessa parte, e, é enviado para a outra parte, pela própria Mediadora, o convite à Mediação.

🏁 Todo e qualquer processo de mediação tem início a partir do aceite deste convite.
Uma nova reunião com a parte convidada também é feita, inicialmente, explicando o processo de mediação.
❇️ Geralmente é um alívio quando as partes aceitam, pois demonstra que há o interesse em solucionar ou até mesmo conversar de modo a equilibrar o conflito vivido de maneira mais participativa e também garantindo que o conflito tenha um espaço protegido para acontecer, que é a própria sessão de mediação onde temos um profissional capacitado para lidar com as questões emergentes.
Ter um espaço seguro para que isso aconteça, pode gerar grande alívio e economia de tempo, desgaste emocional e por vezes até uma economia financeira.