Tempo perdido...

A hora é agora. Nunca se viu antes as pessoas serem obrigadas a parar – a ter tempo.

 Essa é a natureza das emergências: elas fazem acelerar os processos históricos em que vivemos.

Decisões que normalmente levariam anos para serem tomadas ou autorizadas, hoje são autorizadas em questão de horas.

A pandemia acelera nosso processo histórico de evolução e crescimento. Quem não se reinventar e compreender que o momento que vivemos, não se alinhar a essa grande tendência global, vai ficar para trás e sozinho.

As palavras de ordem são inovação e coletivo.

Não estou com isso querendo dizer que a pandemia é ótima. Não se enganem. Tudo isso que vivemos tem um terror. Tempos onde o contato físico não é permitido. Mas em contrapartida, o contato ainda que virtual se torna cada vez mais necessário e o melhor, humano.

É um horror ver as pessoas perdendo seus empregos, ver a economia quebrar… Em contrapartida, ver cada ser humano olhando para sí mesmo, como um indivíduo único, separado de uma empresa ou de qualquer estrutura que o comportava antes e emergir daí reinventando-se… para mim, para o trabalho que eu faço, é um sonho se realizando.

Meu trabalho é ajudar as pessoas a usarem o tempo de vida delas de maneira inteligente e criarem uma vida que desejam, que contenha significado.

Ter uma vida que faça sentido de fato, e, não desperdiçar nem mais um Segundo, é algo que vejo constantemente nas declarações de meus clientes e pessoas próximas, que se sentem absolutamente cansados, exaustos, engolidos por um sistema onde não há tempo para nada, e a meta é apenas resultado, meta, entrega, às custas de uma escravidão moderna, de um auto-abandono…. Da sua saúde, do seu prazer, da sua satisfação, da sua família, amigos e por aí vai. Um viver desenfreado. Sem tempo para nada. Sem tempo para parar. Eu vejo essas pessoas chegando em um momento onde elas estão tão perdidas, e já gastaram tanto tempo de vida… achando que elas iam aguentar só mais 2 anos… e quando elas viram, passaram-se 20.

É triste ver as vidas e as singularidades das pessoas sendo desperdiçadas. Vê-las vivendo uma vida que não as pertence.

Globalmente, a co-operação é uma necessidade vital, inclusive econômica.

Dada a natureza da economia e das cadeias de produção e suprimentos, se cada governo adota medidas isoladas e em benefício próprio sem considerar os demais países, o resultado será caótico e uma crise cada vez mais profunda.

 Existe a saída da reinvenção e da cooperação global.

Mas há a saída de permanecermos fechados, isolados, sem cooperação e reinvenção e enfrentar um sabe se lá o que… não sei que nome se dá a isso a não ser, ver uma estrutura ruir.

Toda crise é sim uma oportunidade.